segunda-feira

Eles incendeiam a fogueira das vaidades

Evandro Santo vê seu personagem Christian Pior ganhar vida própria no Twitter


“Sangue de Chanel tem poder”. “Jesus, apaga a luz que Madonna está sem maquiagem”. São algumas célebres frases de Christian Pior, um estilista gay do interior que quer ser amigo dos ricos, no quadro Meda, do programa Pânico na TV. O autor do personagem é o ator e humorista Evandro Santo, 35 anos. No Twitter, microblog na rede www, uma polêmica foi instaurada. Mas, inusitadamente, comsuperrr bom humor. Um clone criou o perfil @christianpior e meio mundo passou a segui-lo pensando ser Evandro Santo. Que nada... No mundo virtual, o ator-humorista-fashion-sensação escreve mesmo como @santoEvandro. Mas querem saber: tudo rola com muito respeito. O cover escreveu lá em sua bio: “Um dia, eu acordei zureta e nervosa. Então, decidi: Vou ser biba glamourosa! PERFIL: COVER! ORIGINAL: @santoEvandro”. Em e-mail com a coluna @christianpior declara: “Sou é aprovado e evoluído digitalmente”. E Evandro, em DDD, nos conta: “Ele nunca foi competitivo ou agressivo. E foi o próprio @christianpior quem me despertou a curiosidade pelo Twitter. Nós não nos conhecemos. Nunca perguntei quem é o mais engraçado. Tem gente que segue os dois. Adoro”. Pois foi lá, no Twitter, que Evandro mandou recado para @christianpior, semana passada: “Eu sigo o cover, porque acho o cara bom e fervemos, às vezes. Honey, você sempre, fino, respeitou, mas tem um povo que enche, né?”. Evandro Santo é um talento. Nasceu em Minas, deixou Uberaba, aos 17 anos, depois de uma infância sofrida e foi tentar a vida em São Paulo. Comeu o pão que o diabo amassou para conquistar sucesso profissional. “Tenho prazer, até hoje, em dividir a mesa de domingo com os amigos que me ajudaram a pagar aluguel, nos anos 90”, diz. E lembra que não tem medo das adversidades: “Sempre quis ser artista. Calço salto alto e faço a Super Janeyde, (Janeyde Grappette Crush), a Drag Pitbull, até em chá-de-cozinha”. Que nada, colega! Evandro chegou lá e está com o monólogoEspia só, “meio stand up, meio deboche, meio tudo” rodando pelo interior de SP. Os cariocas o aguardam!

“Sou cover, não fake”
@ChristianPior tem uma legião de 200 mil seguidores, no Twitter, incluindo famosos

“Um belo dia... estava eu assistindo a novela das seis e minha amiga comentou: ‘Você está criticando mais que o Christian Pior’. Esse comentário mudou minha vida. A ideia de poder comentar (e, principalmente, criticar) tudo e todos é fantástica. Virei Christian Pior, no Twitter, só para poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que eu penso quando leio ou vejo alguma coisa. Felizmente, o pessoal gostou e abraçou a ideia. O Christian não é apenas esnobe, ele fala o que pensa, e partilhamos essa característica. Além de brincar de Christian, procuro usar o espaço e a popularidade no Twitter para informar as pessoas sobre vários assuntos. Nem tudo é piada e não é com tudo (e todos) que se pode brincar, especialmente quando se está escrevendo (o que torna as coisas passíveis de interpretações dúbias). O futuro do cover é incerto, por enquanto está bombando, amanhã não se sabe... vamos viver o momento. Mas o rosto por trás do Christian twitteiro só vai aparecer quando tiver mais a ganhar do que a perder. Por enquanto, eu twitto por puro prazer. Não ganho nada com isso, além do prazer de ver as pessoas rindo e retwittando o que eu escrevo. No fim, parece que há muitos Christians por aí, piores até que o da TV”.

‘Jogação! Concentração! Revelação!

A real de @santoEvandro, o criador de Christian Pior, do Pânico na TV

“Eu sou uma pessoa com valores simples, só que camuflados com humor e ironia. Mas, basicamente, se, ao acordar, eu não arrumar a cama antes de sair, fico com peso na consciência. Acredito em clichês tipo: ‘se você luta, você consegue’, ‘tudo o que você faz, volta para você’, ‘a vida pode ser sempre uma festa, mas você aguenta todas as ressacas desta festança?’ Não tenho medo do meu lado "b" e sei quando estou sendo invejoso, inseguro, cruel, preconceituoso. Talvez por trabalhar com comédia, entendo melhor as imperfeições humanas, afinal é delas que tiramos sarro. Me sinto um cara realizado, já fiz de tudo, trabalhei com tudo, até ser salvo por esta coisa chamada HUMOR. Às vezes, olho para trás e penso: ‘Não, você tá brincando, você não viveu tudo isto, é coisa da sua cabeça’ E eu respondo, para mim, lógico: ‘É claro que vivi, oras, é só olhar as marcas na minha alma’".


@santoEvandro – “Twitter da Madonna. A mãe do Jesus quer fazer meu cabelo. Tá boa? Lourdes, cadê minha Hermès que você levou para escola? E esta sombrancelha? Tira!”

@christianpior – “Boa tarde, sua louca ciumenta que hackeia o orkut, o msn e o facebook do namorado, analisa os emails e o celular. Você não ama demais, você é doida!“

@santoEvandro – ”‘Estou numa fase superdifícil’. Traduzindo: Uma fase superdifícil de resistir à galinhagem“.

@christianpior – ”O Sarney também tem seu representante na TV! Monjardim emprega a parentada toda. Daqui a pouco a mãe da Tania Mara está no ar“.

Por intermédio da coluna, @christianpior entrevista o ídolo @santoEvandro
Amado, você me odeia? Se eu fosse para São Paulo tentar a vida, você me acolheria? Dividiria sua coleção da Vogue comigo?

Não odeio e não acolheria, porque não sou um abrigo, mas sim uma jaqueta vintageThierry Mugler. Ou seja: nessa jaqueta só há espaço para um. Só dividiria com você a minha coleção da Vogue Brasil. As edições italianas e francesas, não. Porque são caras e a Vogue Itália chega a custar, por aqui, R$ 89. E outra: já que você mora na Europa e paga, no máximo, 10 euros, por edição, deveria mandá-las para mim. Adoraria.

Eu, se não fosse eu, seria você. Você, se não fosse você, seria quem?

Gisele Bündchen, porque tudo para ela deve ser bem mais fácil. Gisele não vai ter gases durante a gravidez, e, sim, leves brisas. Vi Gisele pela primeira vez em um desfile da Cia. Marítima. Roubou a cena à mão armada, com um calibre cravejado de brilhantes. Nesta última edição da SPFW, eu estava lá, na primeira fila, e ela roubou, de novo, a cena no desfile da Colcci, mostrando ao tal Jesus que ele não tem luz. No máximo, uma lanterna que. em breve. a pilha vai enfraquecer. Eu gritei: “Ovula, Gisele”. Ela riu. Pensou: “a biba sabe que eu tô grávida. Vou murchar mais a barriga”.

Você tem alguma dica para quem está começando?

Olha, a primeira pergunta que eu faço é: “você quer ser um artista ou quer ser famoso?” Porque existem bons artistas que não são famosos. E muitos famosos que não são artistas. E, felizmente, muitos artistas famosos. O problema é que a pessoa quer ser humorista e odeia ler, escrever e criar. Acha que é só fazer umas quatro imitações e a vida está ganha. Preguiiiiiça.

O que você me recomendaria fazer se a Susana Vieira tomasse o microfone da minha mão?

Eu diria a ela: “Dubla, gata! Caricata sempre faz sucesso em show”.

E se a Luiza Thomé me desse uma bolsada?

Se fosse uma Chanel ou uma Hermès, OK. Mas se fosse réplica, eu replicaria o tabefe.

O que você mais sente falta do anonimato? Ser encoxado no metrô?

Não, porque era eu quem encoxava.

... poder fazer pegação no banheiro público?

Banheiro público só serve para gerar emprego. Nem entro.

... “periguetear” na boate gay?

Ah, isso eu continuo fazendo, mas o camarote é tão restrito.

... conhecer os bofes rústicos (pedreiros e afins)?

E eu lá gosto disso? Você acha que eu saí de Uberaba para encontrar pedreiro em São Paulo? De rústica e rude já basta a vida.

... ou parcelar as suas compras em 10x sem parecer uma estrela decadente?

Sempre paguei à vista ou tive o cheque devolvido. Parcelas: nunca!

Se você fosse para a Fazenda 2, o que seria pior: limpar cocô de cavalo, acordar com as galinhas ou aguentar participantes metidos a cantores fazendo músicas com letras duvidosas?

O pior de tudo seria ir para a Fazenda 2. Eu acho que se você tem um trabalho interessante aqui fora, de verdade, você não vai para um reality.

(Esta é uma REPRODUÇÃO da reportagem de Heloisa Tolipan do Jornal do Brasil. Para acessar o conteúdo, no próprio blog da colunista, clique aqui).

6 comentários:

  1. Evandro.
    Acho muito legal esse lance de Twitter, Blog, Orkut, porém acho que muita gente gostaria de ser seguido para poder também trocar idéias com você.
    Gosto do seu trabalho.
    Quando vier a Brasília te convido para tomar um suco de laranja
    Siga-me @edsoncharles

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... Todos querem ser seguidos neh... eu por exemplo vivo mandando mensagem... mas tah dificil hauhauha

    Se vier a Floripa... da um toq!

    Parabéns Evandro pelo seu trabalho... é um máximo!

    :P

    Cover é cover

    @MariMarigirl

    ResponderExcluir
  3. @ChristianPior Depois da fama no Twitter...

    Você é fake?
    Sim. O mais famoso do Twitter por sinal.

    Você é o Evandro Santo?
    Não. Porém, sou mais famoso que ele no Twitter.

    "Por favor, me divulga? Tenho poucos seguidores!"
    Não. Só divulgo famosos.

    "Me segue?"
    Também não! Peraí você é famoso?

    O Evandro vai te processar?
    Não. Somos amigos. Estou divulgando muito bem (e bota bem nisso) o personagem dele.

    "Você twitta demais!"
    Unfollow me se você não for famoso.

    Por que a maioria das pessoas que você responde são famosos?
    Depois que virei celebridade no Twitter, vou falar só com gente do meu nível né?

    ResponderExcluir
  4. E por que você não responde a nenhum que não é famoso?
    E eu vou perder tempo com eles.

    Por que essa mudança? Você era mais atencioso com todos no começo.
    Colega as coisas mudam.

    Você pretende ser cover do chritian pra sempre?
    Claro! Com mais de 200.000 pessoas e contatos com um monte de famosos eu vou criar outro pra que?

    Você pretende mostrar sua verdadeira identidade?
    Claro que não. Não mostrar a identidade dá ibope.

    Preciso entrar em contato com você, como faço?
    Mande uma mensagem para o meu e-mail: piorcover@gmail.com, se você não for famoso, as vezes pode dá sorte de eu ler o seu e-mail, não que eu vá responde-lo. E não adianta tentar falar comigo no Twitter. Como já falei só respondo famosos.

    não me leve a mal hein christian é brincadeirinha. parabéns pelo twitter vc merece esse destaque. ovula vc pode

    ResponderExcluir
  5. noosssaaaa... não existe melhor..
    só tenho que dizer parabéns!
    nunca vi uma pessssssoa tão engraçada assim!
    ovulaaaaaaaaaaaa voce pode! hahaa

    ResponderExcluir
  6. OI me segue no twitter ?
    http://twitter.com/murilofl12

    ResponderExcluir