quinta-feira

Matéria no Jornal O TEMPO de BH!




Fake famoso
Postado por Rodrigo Soares
blogdepapel@otempo.com.br

Na internet, pelo menos no dia de hoje, uma verdade é absoluta: o Orkut ficou para trás. O Twitter é o grande queridinho dos internautas e, a cada dia, novos usuários aderem ao site para debaterem sobre tudo que vier à cabeça.

O mais popular entre todos os twitteiros brasileiros hoje é, como não poderia deixar de ser, uma figura televisiva: Luciano Huck. E, com o apelo da telinha, vários outros famosos também possuem um séquito de seguidores que, em muitos casos, superam populações de diversas cidades ou países ao redor do mundo: Marcelo Tas, Marcos Mion e Bruno Gagliasso, apenas para ficar entre alguns nomes.

Quem também figura nesta lista é Christian Pior, conhecido por ser um dos personagens do programa "Pânico na TV". Entretanto, a versão "twitteira" do personagem não é comandada por Evandro Santo (que vive Christian na TV), mas um cover que, em um caso no qual o criador supera a criatura, possui mais seguidores do que o "oficial" (o cover possui mais de 250 mil leitores, enquanto o ator tem "apenas" 144 mil).

"O perfil foi criado em 2008 como uma brincadeira. Às vezes eu postava no meu perfil pessoal frases que ele dizia na rádio ou que ele postava no blog dele, por isso eu resolvi criar o @christianpior e fazer a mesma coisa lá. No começo eram poucas postagens, até que um dia comecei a comentar mais notícias e programas de TV", afirma o responsável pelo perfil, que prefere não se identificar. "Coloca aí que dizem que é um ser iluminado que vive de herança e twitta usando wi-fi dos melhores hoteis 5 estrelas da Europa", responde ele, questionado sobre o que poderíamos dizer sobre sua identidade.

E quem pensa que existe algum problema entre fake e original, engana-se. Embora muito se tenha dito na mídia sobre a suposta intenção de Evandro Santo processar o seu cover, de fato nunca houve nenhum problema entre eles.

"Desde o começo, quando começaram as polêmicas, sempre preferi entrar em contato diretamente com ele para resolver eventuais problemas. Quando os veículos de comunicação resolveram adotar o Twitter como fonte de informação para publicar matérias, o Evandro achou que era necessário eu deixar mais visível que ele não era o responsável pelo perfil, pois jornais estavam publicando frases minhas como se fossem dele. Por conta disso, coloquei a palavra ‘cover’ na foto, que é um fake evoluído digitalmente", diz o humorista da web. Santo aprova a "homenagem" e desmente qualquer intenção de tirar o cover do ar. "Ele é muito criativo."

Mas, pelo menos por enquanto, o fake não quer sair da sombra do anonimato. Embora tenha alguns planos para o futuro - que inclusive passam por criar outras facetas com o mesmo tipo de humor -, como Christian Pior ele diz não ter planos de expandir seu "trabalho" ou transformar seus ácidos comentários em dinheiro.

"Eu nunca pensei em ter sucesso ou fazer dinheiro com Twitter. E nem poderia. Christian Pior não é uma criação minha e não seria ético ou profissional que eu ganhasse dinheiro usando o nome do personagem do Evandro. Isso quem tem que fazer é ele. É mesmo uma forma de diversão. Pode ser que no futuro eu crie um outro personagem, mas por enquanto é apenas uma ideia", diz o fake.

Seguidores
Até a tarde de ontem, Luciano Huck (@huckluciano) possuia 993.576 seguidores. Marcelo Tas (@marcelotas) tinha 349.248, Marcos Mion (@mionzera), 284.657, e Bruno Gagliasso (@bgagliasso), 220.819.

Christian Pior cover
Além do Twitter, é possível ler um pouco mais da suposta vida do personagem emwww.maisquepior.blogspot.com. "O blog também é usado às vezes quando quero postar algum conteúdo maior. No momento, não tenho a pretensão de aumentar minha área de atuação, até porque não tenho para onde expandir", diz o misterioso cover.

Anonimato
Sobre as especulações acerca de sua identidade, o fake diz se divertir muito. "Já disseram que sou uma mulher e que sou um perfil escrito a oito mãos. Aí eu brinquei que sou um polvo e não sabia." Mas ele acredita que, se revelar quem verdadeiramente é, a graça acaba. "Acredito que haja quem queira saber, mas também acho que a maioria das pessoas não está muito preocupada com isso. Elas preferem não saber, porque leem os posts com a voz do Christian, o que é, de fato, a intenção", diz ele.

Fake
Além de Christian Pior, alguns outros covers ou personagens fazem muito sucesso na web, entre eles O Criador (@ocriador), que escreve como se fosse Deus, ou o de José Mayer (@zemayerfactso), que twitta brincando com a fama de conquistar do famoso galã de novelas.

Publicado em: 24/09/2009

14 comentários:

  1. Cara, vc é simplesmente o máximo. Seria perfeito se vc fizesse um programa de tv com o verdadeiro chistian ... daí nem jesus seguraria vcs...hahahah
    Bjus e mto sucesso

    Ju Torres

    ResponderExcluir
  2. Bem que tu já podia abandonar o nome do personagem do Evandro e ganhar vida própria, amiugo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro tudo que escreve principalmente pela manhã...aqueles bom dia do twitter,são ótimos.beijos sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem Selo do Prêmio Dardos para vc em meu blog.
    Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento todos os dias.
    Você merece!
    Bjsss...

    ResponderExcluir
  5. Querido, adoro seu blog. Te sigo no twitter e racho de rir contigo!
    Continue brilhando e colocando sorriso no rosto das pessoas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga disse qu evc visitou meu blog!fiquei muito feliz!Adoro seus posts,vc escreve muito bem parceiro!Parabéns pelo sucesso no twitter tBm!!!aBraçoxx

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou do Jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza. Como faço para entrar em contato com você via e-mail para um entrevista?

    Se não tiver problema, manda um e-mail para lianasampaio@hotmail.com pra me dizer se você topa a entrevista.

    Obrigada!
    Liana

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, eu sempre leio os seus posts do twitter com as voz do Christian. Sem dúvida, você é muito bom no que faz!

    Dou muuuuita risada com os "Bom dia" do twitter! HHAHAHAA.

    Sucesso pra você! :D

    ResponderExcluir
  9. Acordar com seus Bom diaaaaaaaaaaa, é algo ilario.
    Colocações inteligentes,não demora vou te ver na TV...
    Parabens Amado

    ResponderExcluir
  10. Cara, meus parabéns!!vc tem muito talento, morro de rir com seu blog e com seu twitter!! aaammmooo!!!

    e realmente, leio os seus textos e frases imaginando o Cristian Pior falando,kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Nossa vc é o máximoo...daria um bom jornalista moço...ou apresentador de tv...mto sucesso no blog!!

    ResponderExcluir
  12. Oiee... Sou jornalista aqui de Salvador. Me amarro em humor inteligente, mas vc tem uma façanha q ninguém consegue: Tirar a deprê de qualquer pessoa, com seus "bom dias" fantásticos. Parabéns Moço... Bjocasss!! @milenerios

    ResponderExcluir
  13. Adooooroooo!!!HUGO GLOSS,você é surper alto astral,amo o jeito que escreve...@tottamazin
    bejos

    ResponderExcluir